h1

Rally Campinas-Juréia / Preparação parte 1

novembro 24, 2008

Esse vai ser pra entrar nas (merecidas) férias em grande estilo.

Há um tempo o Sato, amigo e companheiro de Kart, estava procurando um navegador pra um Rally de regularidade. Até brinquei, comentando com outros amigos, que só não me oferecia pois seria uma sacanagem com o cara. Só quem me conhece sabe quanto eu sou perdido. Uma das frases que eu mais ouvi na vida: “Como tu quer ser piloto de avião se você consegue se perder no caminho de casa??”

(parenteses para quem não sabe: Rally de regularidade é uma modalidade de rally que o vencedor não é o que completa o percurso no tempo mais rápido, mas sim aquele que cumpre determinado trajeto mais próximo de um tempo pré-estabelecido. Se for mais rápido ou mais lento, perde pontos. E o navegador é o cara que “canta” as referências para o piloto, dizendo se ele tem que virar aqui ou acolá, acelerar ou ir mais devagar)

Pois bem, eis que batendo um papo hoje, depois do kart, o rally é sábado que vem e o Sato ainda não tinha um navegador. Adivinhe quem se prontificou?

E para não irmos parar no Acre, cá estou estudando para me preparar pra competição. E vou ir postando o dia-a-dia no blog, de hoje até o final do evento, para ficar o registro.

Os desafios são interessantes. A diversão deve ser mais ainda. Dizem que é viciante. By the way, seguem algumas pinceladas dessa primeira olhada no material “didático”:

1- A primeira coisa a aprender é a simbologia usada nas planilhas. Os desenhos são mais fáceis de deduzir, mas tem umas siglas bizarras:

Tem desenhinhos, mas também tem siglas bizarras

Tem desenhinhos, mas também tem siglas bizarras

Não entender a diferença entre “RPP” (Reto Pela Principal) e “P.P.” (Pela Pista Principal) pode fazer uma puta diferença. Ou então eu, marinheiro de primeira viagem, que to exagerando e me preocupando mais do que devo.

2- Segundo ponto é aprender a usar a planilha. O que não é tão simples, pois também requer que a matemática esteja em dia. Lembra que eu falei que tem que percorrer um trajeto em um determinado tempo? Pois então. A informação que te é dada é a seguinte: Você deve ir do ponto A ao ponto D, distantes 4km um do outro a 45km/h, virando à direita no ponto B (uma igreja, por exemplo, 1,3km distante do ponto A) e mudando de estrada no ponto C (800m distante do ponto B).  Como é bem dificil manter a velocidade constante, principalmente quanto tem pontes, buracos e lama no caminho, é papel do navegador (oi, olha eu aqui) dizer que devemos passar no ponto B 1min44s depois de sair do ponto A e virar à direita.

Parece simples, mas o rally não tem 4 kilometros… são pra mais de 300km! E a planilha nem de longe parece um mapa:

Modelo de planilha usada em Rally

Modelo de planilha usada em Rally

Esse foi só o começo. Ainda tem que “pegar a manha” de converter o tempo dado em HH:MM:SS para horas e aprender a usar o GPS.

O detalhe que faltou dizer: O rally começa no próximo sábado, e essa tal de planilha é disponibilizada sexta à noite (o que é uma “colher de chá” por ser uma competição amadora, pois quando é “pra valer” ela é disponibilizada na hora da largada e os cálculos tem que ser feitos “on time”)

Dificil? Diria estimulante! Tirando o impacto de toda essa carga nova de informações, um pouco de estudo e preparação resolve.

Mas se a partir de segunda feira da semana que vem eu não aparecer mais, prometam que mandarão os bombeiros nos procurar…

Anúncios

One comment

  1. Que papo é esse de Acre????

    Tá doido é????

    hehehe



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: